quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eu sou feliz ! E você?

Durante um seminário para casais,
perguntaram à esposa:

- "Seu marido lhe faz feliz?"; " Ele lhe faz
feliz de verdade ?"

Neste momento , o marido levantou seu
pescoço, demonstrando segurança. Ele
sabia que sua esposa diria que sim , pois
ela jamais havia reclamado de algo durante
o casamento.

Todavia, sua esposa lhe respondeu com um
" Não", bem redondo . .. Não, não me faz
feliz".

Neste momento, o marido já procurava a
porta de saída mais próxima.

Não me "faz" feliz... Eu sou feliz".
- "O Fato de eu ser feliz ou não, não
depende dele e sim de mim ."

E continuou dizendo:

- "Eu sou a única pessoa da qual depende
a minha felicidade." Eu determino ser feliz
em cada situação e em cada momento da
minha vida; pois se a minha felicidade
dependesse de alguma pessoa, coisa ou
circunstância , sobre a face da terra, eu
estaria com sérios problemas.

Tudo o que existe nesta vida muda
constantemente... O ser humano, as riquezas, meu corpo, o clima, meu chefe, os prazeres, etc.

E assim poderia citar uma lista interminável. Às demais coisas eu chamo
"experiências"; esqueço -me das experiências passageiras e vivo as que são
eternas; amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar , consolar .

Lembro -me de viver de modo eterno. Talvez seja por isso que quando alguém me
faz perguntas como esta: "Você é feliz no
seu casamento?" ou "Você é feliz?", gosto
de responder com apenas uma frase, como
se esta fosse a conclusão de todo o
seminário, como se esta fosse a chave de
toda a felicidade, de todo matrimônio e de
toda vida humana; gosto de responder com
aquela velha e famosa frase que ainda não
conseguimos compreender:

" A felicidade está centrada em mim ".
Há pessoas que dizem : "Hoje não posso
ser feliz porque estou doente , porque não
tenho dinheiro , porque faz muito calor,
porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque alguém não soube me dar valor ..."

SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo
que esteja doente, mesmo que não tenha
dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe
machucado, mesmo que alguém não lhe
ame ou não lhe dê o devido valor.

SEJA FELIZ. Sempre ...

É preciso correr riscos, seguir certos
caminhos e abandonar outros. Nenhuma
pessoa é capaz de escolher sem medo.
(Paulo Coelho)

Se você julga as pessoas não tem tempo de
amá- las.
(Mark Twain)

O importante é termos a capacidade de
sacrificar aquilo que somos para ser aquilo
que podemos ser.
(Charles Dubois)

(Texto da Doutoranda Aline G . M . Fraga -
LASSBio- Fac. De Farmácia - UFRJ )
Published with Blogger-droid v1.6.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário