segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Construindo Pontes

Conta-se que, certa vez, dois irmãos que
moravam em fazendas vizinhas, separadas
apenas por um riacho, entraram em
conflito.

Foi a primeira grande desavença em toda
uma vida trabalhando lado a lado,
repartindo as ferramentas e cuidando um
do outro.

Durante anos eles percorreram uma estrada estreita e muito comprida, que
seguia ao longo do rio para, ao final de
cada dia, poderem atravessá-lo e desfrutar
um da companhia do outro. Apesar do
cansaço, faziam a caminhada com prazer,
pois se amavam.

Mas agora tudo havia mudado. O que
começara com um pequeno mal entendido
finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de
total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu
baterem na sua porta. Ao abri-la notou um
homem com uma caixa de ferramentas de
carpinteiro na mão.

Estou procurando trabalho - disse ele.
Talvez você tenha um pequeno serviço que
eu possa executar.

- Sim! - disse o fazendeiro - claro que
tenho trabalho para você. Veja aquela
fazenda além do riacho. É do meu vizinho.
Na realidade, meu irmão mais novo. Nós
brigamos e não posso mais suportá- lo.
- Vê aquela pilha de madeira perto do
celeiro? Quero que você construa uma
cerca bem alta ao longo do rio para que eu
não precise mais vê- lo.

Acho que entendo a situação - disse o
carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e
os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito.

Como precisava ir à cidade, o irmão mais
velho ajudou o carpinteiro a encontrar o
material e partiu.

O homem trabalhou arduamente durante
todo aquele dia medindo, cortando e
pregando. Já anoitecia quando terminou
sua obra.

O fazendeiro chegou da sua viagem e seus
olhos não podiam acreditar no que viam.
Não havia qualquer cerca!

Em vez da cerca havia uma ponte que
ligava as duas margens do riacho. Era realmente um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou: você
foi muito atrevido construindo essa ponte
após tudo que lhe contei.

No entanto, as surpresas não haviam
terminado.

Ao olhar novamente para a ponte, viu seu
irmão aproximando- se da outra margem,
correndo com os braços abertos .
Por um instante permaneceu imóvel de seu
lado do rio. Mas, de repente, num só
impulso, correu na direção do outro e
abraçaram-se chorando no meio da ponte.

O carpinteiro estava partindo com sua
caixa de ferramentas quando o irmão que
o contratou pediu-lhe emocionado:

" espere! fique conosco mais alguns dias".

E o carpinteiro respondeu:

- " Eu adoraria ficar, mas, infelizmente,
tenho muitas outras pontes para
construir."

E você, está precisando de um carpinteiro,
ou é capaz de construir sua própria ponte
para se aproximar daqueles com os quais
anda distante?...

(enviado Por Hercules Ferreira dos Santos -
São Paulo/ SP)
Published with Blogger-droid v1.6.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário