terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mídias Sociais / Tendências A diferença entre ser popular e ser influente

Nossa interação social, amplificada pela convivência e atuação online, nos traz percepções novas sobre o que é ser popular e o que é ser influente. Muitos acreditam que uma pessoa deve ganhar popularidade para então exercer influência.

Um estudo divulgado no final de setembro pelo pesquisador em mídias sociais Brian Solis, em conjunto com o instituto de pesquisas norteamericano Vocus, mostrou que nem sempre essas duas características – popularidade e influência – caminham juntas.

A principal questão que paira no ar é: será que o poder de influência, tradicionalmente exercido por celebridades, políticos, grandes marcas, continua valendo? Ou as mídias sociais proporcionaram uma “equalização” da influência, permitindo a qualquer internauta ser mais ouvido do que alguém “famoso”?

Conduzido com 700 executivos, empreendedores e profissionais de marketing, o estudo mostrou que 90% dos participantes realmente acreditam que uma coisa é bem diferente da outra. Mais interessante do que o percentual, no entanto, é descobrir algumas justificativas:

“Popularidade é quando simplesmente gostam de você. Influência é quando as pessoas escutam o que você diz. ”

“Popularidade É passageira. Influência é duradoura.”

“Lady Gaga é popular. Bono é influente.”

Por outro lado, também há argumentos que conectam uma coisa à outra:

“Geralmente as coisas mais influentes são também as mais populares.”

“Uma definitivamente leva à outra. Mais popularidade = mais visibilidade = mais oportunidade de influenciar. ”

No fundo, o alcance ou influência de alguém se mede por sua capacidade de provocar ação ou mudança de atitude – e 84% das pessoas consultadas para o estudo também acreditam nisso. É por isso que Bono, por exemplo, é mais influente do que Lady Gaga.

Outro exemplo: algumas pessoas podem ter menos seguidores no Twitter mas exercerem sobre estes muito mais influência do que alguém muito popular mas cujos tweets passam despercebidos por falta de conteúdo relevante.

E você, o que está fazendo para cultivar sua influência e presença no mundo online ou offline?

Autora: Mariela Castro Coluna vcsa
Published with Blogger-droid v1.6.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário